Sobre Nós

 Somos um grupo de LIVE ACTION LARP ( live action role-playing, ou jogo de interpretação ao vivo em português ), usualmente chamado apenas de Live Action (ação ao vivo em português), é uma das formas de se jogar RPG (SIGLA para Role Playing Game, ou "jogo de interpretação de papéis"). Assim como o RPG é uma evolução ou variação dos jogos de guerra, o Live Action pode ser considerado uma evolução, ou uma variação do RPG.

Este site servirá para tirar duvidas, relatar alguns encontros, falar sobre regras do Jogo, aqui vai primeiro uma pequena introdução do que é o GRAAL RJ.

 

Teatro de Aventuras Improvisadas.
Jogos de RPG ao vivo, ambientado no estilo Fantasia Medieval. As regras são totalmente voltadas para o lado teatral, eliminando qualquer jogada de dados ou outra forma de aleatoriedade.
Os combates ocorrem entre os próprios jogadores, utilizando armas feitas de um material especial chamado EVA que, na densidade certa, não machuca.

Graal RJ - Orkuthttp://www.orkut.com.br/Main#Community?rl=cpn&cmm=217763

Graal RJ - Facebookhttp://www.facebook.com/groups/186250098076551/

Graal RJ - SITE: http://graalrj.com.br/

Graal RJ - Forum:  http://graalrj.forumeiro.org/

Em alguns países o Graal seria a mesma coisa que LARP, A live action role-playing game (LARP)

Um jogo de ação ao vivo, com devidas regras para a segurança e divertimento de seus jogadores, aqui no Brasil, nos temos o Graal, entre outros grupos de Live action.

 

O QUE É RPG? 

Role-playing game, também conhecido como RPG (em português: "jogo de interpretação de personagens"), é um tipo de jogo em que os jogadores assumem os papéis de personagens e criam narrativas colaborativamente.
O progresso de um jogo se dá de acordo com um sistema de regras predeterminado, dentro das quais os jogadores podem improvisar livremente. As escolhas dos jogadores determinam a direção que o jogo irá tomar.
Os RPGs são tipicamente mais colaborativos e sociais do que competitivos. Um jogo típico une os seus participantes em um único time que se aventura como um grupo.
Um RPG raramente tem ganhadores ou perdedores. Isso o torna fundamentalmente diferente de outros jogos de tabuleiro, jogos de cartas colecionáveis, esportes, ou qualquer outro tipo de jogo. Como romances ou filmes, RPGs agradam porque eles alimentam a imaginação, sem no entanto limitar o comportamento do jogador a um enredo específico.
 

INCENTIVO DO MEC (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO)

O RPG tem seu uso amplamente incentivado pelo Ministério da Educação (MEC) como método de ensino. É usado para aguçar a cooperação mútua e o raciocínio lógico dos estudantes.
Embora não sejam obras audiovisuais, os RPGs são classificados pelo Ministério da Justiça do Brasil através do Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação.
 

MENTIRAS SOBRE O RPG. 

Muitos de vocês, principalmente pais e mães de família ja ouviram que este é um jogo satânico, que pode influenciar seu filho ou sua filha a uma vida de bruxaria, satanismo, alcoolismo e drogas. pois bem, aqui vai um importante artigo de uma fonte séria desmentindo todos os casos que influenciaram sobre estas calunias envolvendo este jogo de interpretação. 

http://raopo.com.br/2009/03/a-verdade-sobre-os-crimes-relacionados-ao-rpg/

 

O QUE É LARP? 

LARP ( live action role-playing, ou jogo de interpretação ao vivo em português ), usualmente chamado apenas de Live Action (ação ao vivo em português), é uma das formas de se jogar RPG (sigla para Role Playing Game, ou "jogo de interpretação de papéis"). Assim como o RPG é uma evolução ou variação dos jogos de guerra, o Live Action pode ser considerado uma evolução, ou uma variação do RPG.

Em um live action você não imagina o cenário narrado pelo Mestre (ou Arauto no Graal), mas utiliza o espaço à sua volta como o cenário de jogo. Em uma sessão de RPG comum, cada jogador pega a sua ficha e senta-se à mesa, como em um jogo qualquer, representando ali o seu papel sem nenhuma interação real com outros jogadores. 

Já o live action é o estilo de RPG que mais se aproximaria de um teatro de verdade. Você representa o seu personagem exatamente como um ator representaria um papel. É exatamente como uma peça de teatro, onde cada jogador representa um personagem.

As diferenças são que esses personagens foram construídos antes com ajuda do arauto, e que estes personagens não seguem um roteiro ou 'script' pré-definido e sim improvisam ações baseados na construção e história criada para seus personagens.

 

CONTATO FÍSICO 

Geralmente em um LARP (Live Action) o contato físico é proibido, pois se trata de um jogo mais social e interpretativo. Porém no GRAAL SP, desenvolvemos um sistema que permite ao jogador mostrar suas habilidades de combate, utilizando armamento simulado feito com espumas e outros itens que simulam magias e ataques a distancia.

Todos estes equipamentos são cuidadosamente verificados em sua confecção e antes de cada partida, para evitar qualquer tipo de acidentes. Estas espadas e armas de espuma são proprias para a pratica de Sword Play Simulado e geralmente cada participante tem a sua ou pode adquirir de um artesão do grupo ou ainda aprender como se faz, para tanto organizamos workshops.

No entanto, qualquer contato físico que não seja com o uso de armas de espuma dentro de uma simulação de batalhas será encarado como falta grave e as pessoas envolvidas serão advertidas e caso necessario retiradas do jogo.

 

ORGANIZAÇÃO


Nossa organização é composta por:

Arautos:
Responsáveis pelo grupo são eles que sempre dão a palavra final em todos os assuntos, dá permissão para eventos, preparam os TAIs e mantêm a unidade e coesão. Apenas membros do grupo com anos de experiência é que tenham galgado toda a hierarquia chegam a esse posto. É preciso disciplina e dedicação para conquistar o reconhecimento do grupo e tornar um arauto. Atualmente nosso grupo conta com dois arautos, que dividem as atribuições entre si, embora tomem suas decisões sempre em consenso.

GABRIEL DOMINGUES

MARCELO FARIAS
Responsável pela equipe criativa e por assuntos referentes ao cenário e personagens.

 

Escudeiros:
Membros que tenham cursado o treinamento como Pajen e merecido o posto, tornam-se escudeiros. Os escudeiros auxiliam em praticamente todas as tarefas, coordenando treinos e outras atividades. Todos os passos dos escudeiros são executados sob o conhecimento dos arautos. Na ausência destes são os responsáveis pelo grupo. Sua principal responsabilidade é zelar pelo estar do grupo e dos membros, estando sempre a postos para responder questões sobre regras, treinos entre outras. Atualmente nosso corpo de escudeiros é formado por:

Andre “Cuthalion” Oliveira

Felipe Loran

 

Pajens:

Dentro de nossa organização, o posto de pajen pode ser considerado uma porta de entrada, onde os membros com algum tempo de experiência no grupo podem, na ocasião correta, se candidatar ao posto. Se aceitos, tornam-se um aprendiz que acima de tudo, deve conhecer os preceitos do Graal. Possuem basicamente as mesmas atribuições de Escudeiros, embora não o sejam ainda.

Nosso grupo atualmente está treinando:

Nenhum pajen no momento.

 

Encontros treinos - jogos

Os encontros do Grupo GRAAL RJ acontecem duas vezes por mês

PARQUE QUINTA DA BOA VISTA.

Todo primeiro domingo de cada mês no Parque da Quinta da Boa Vista, próximo às mesas de pique-nique, à esquerda de quem vem pelo trem/metrô de São Cristovão.

Saida pelo trem/metrô.

 

Portão de entrada da Quinta da Boa Vista de quem vem pelo trem/metrô de São Cristovão

 

FLORESTA DA TIJUCA.

 

PERGUNTAS FREGUENTES SOBRE A FLORESTA DA TIJUCA.

Antes de falar sobre este local, vamos esclarecer algumas dúvidas e questões sobre o local da floresta da tijuca, principalmente para os responsáveis de menores de idade.

 

1 A floresta da Tijuca não é um lugar perigoso?
 Não, não é, é um dos parques mais seguros do Rio de Janeiro, com guardas espalhados por toda a área destinada a estada de pessoas no parque.

 

2 Pessoas não se perdem dentro da floresta da tijuca?
 As pessoas que se perdem na floresta da Tijuca, são pessoas que vão lá para acampar a dentro da floresta, e o lugar aonde nos do GRAAL RJ costumamos fazer nossos encontros, são dentro dos limites para visitantes dentro do parque, não fazemos encontros a dentro da floresta. Vejam as imagens e fotos que fornecemos logo abaixo para mostrar aonde fazemos nossos encontros.
 

3 COMO CHEGAR A FLORESTA DA TIJUCA

 

 


1 - Mapa da Praça Saens Pena para a entrada principal da floresta da Tijuca.

Ponto de encontro, realizado na saída do metro que da para a cabine da policia e a banca de jornal.

Atravesse para o ponto de ônibus do outro lado da rua, e pegue qualquer ônibus em direção a Barra da Tijuca ou Recreio.

Solte na praça do alto da Boa vista, conhecida como Praça Afonso Viseu.Esta praça tem um grande chafariz como mostra a foto. e nesta praça vocês poderão ver a entrada principal para a floresta da Tijuca

 

 

Ponto de encontro, saída do metro em frente a cabine da policia e banca de jornal.

 

 

Atravesse a rua e vá para o ponto de ônibus do outro lado, e pegue qualquer ônibus para Barra da Tijuca ou recreio.

 

Solte na praça do alto da Boa vista, conhecida como Praça Afonso Viseu. Esta praça tem um grande chafariz como mostra a foto.

 

Entrada principal da Floresta da Tijuca.

 

 

Chegada na praça do alto, Praça Afonso Viseu, passe pelo portão principal. aonde marca o numero 1 a uma trilha para chegar mais rápido, mas se você é marinheiro de primeira viajem e nunca foi a floresta, não peque esta trilha sozinho, ela não é perigosa, mas não vá sozinho, siga pela estrada asfaltada.

2 - os encontros podem ser no estacionamento da capela Mayrink, lá a mesas, banheiros.

3 - A 2 caminhos para o ponto 4 (meu Recanto), um deles você segue por uma trilha movimentada que começa no estacionamento da capela Mairink e passa pelo centro de visitantes (Numero 3 no mapa), ou você continua seguindo pela estrada asfaltada ate chegar no lugar chamado: Meu Recanto, que é aonde pode estar concentrado o pessoal do Graal RJ.

CAPELA MAIRINK

MEU RECANTO

MEU RECANTO

 

 

PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES SOBRE OS ENCONTROS E TREINOS

1 - qualquer pessoa pode particiar?

Sim, qualquer pessoa pode participar.

 

2 - Tem que pagar para participar dos encontros treinos?
 Não, você não paga nada para paticipar dos encontros treinos do Graal.

 

3 - Eu posso ir só para olhar?

 Sim, você pode ir só para olhar o treino, e afinal, os encontros acontecem em lugares publicos.

 

4 - Sou menor de idade, posso participar dos encontros treinos?

 Sim, você pode participar, portando que seu responsável saiba que você esta participando ou esteja com você. e que você tenha mais de 8 anos de idade.

OBS: O grupo GRAAL RJ não se responsabiliza por menores de idade desacompanhados do seu responsável.

 

5 - É uma atividade segura? meus responsáveis querem saber se posso me machucar?

 Sim, nossa atividade é segura, mas mesmo ela esta sujeita a acontecer acidentes, assim como pode acontecer em uma partida de futebol ou uma simples brincadeira de pique pega.

 

6 - Eu não tenho uma arma propria, mas quero participar mesmo assim, ainda posso?

 O grupo Graal RJ disponibiliza armas para todos, mas às vezes quando o numero de participante é muito grande, pode haver de você ficar sem arma ou ter que dividir uma arma com outros participantes.

 

7 - Eu posso comprar ou fazer a minha propria arma?

 Sim, você pode comprar a sua própria arma, fale com os membros da organização ou com os membros participantes que forjam armas para encomenda. E sim, você pode fazer a sua própria arma, portanto que ela seja aprovada pela organização, então antes de sair fazendo a sua arma por conta própria, converse com quem entende do assunto para você não gastar dinheiro atoa e ter a sua arma reprovada pela organização.

 

8 - É obrigado a ir com uma fantasia?

Nos encontros treinos não é obrigatório o uso de fantasia, mas se você tem uma e que usá-la, fique à-vontade.

 

TAI - TEATRO DE AVENTURAS IMPROVISSADAS (JOGO)

 Parece uma festa a fantasia, já que muitos jogadores gostam de se vestir como seus personagens da mesma forma que um ator tem um figurino. Uma diferença importante do live action é que não existe uma aventura pré-determinada como no RPG comum.

Local

Devido à necessidade de se interpretar personagens, em geral se escolhem locais mais reservados e a uma distância considerável de pessoas que possam não compreender o que está acontecendo. Além disto, é comum que haja muitos participantes em uma só sessão de jogo (sendo esta outra grande vantagem do live action sobre o RPG de mesa). Esses eventos são praticamente como festas a fantasia (e até certo ponto não deixam de ser), podendo chegar até a 50 ou mais participantes.

Em geral, são escolhidos locais fechados ou isolados, como propriedades particulares, clubes ou salas alugadas para o evento, ou mesmo fazendas ou outros locais públicos no campo, como clubes campestres. Ainda, em eventos de RPG, é comum ter um espaço destinado à realização de um ou mais Live Actions.

Os locais podem ser tão amplos quanto a área de uma fazenda, com um ou dois hectares destinados ao jogo, ou tão pequenos quanto um pequeno escritório, com poucos metros quadrados (para live actions com ação restrita e poucos jogadores, por exemplo, uma reunião de um júri, ou um Conselho de Guerra medieval).

 

Esta é a única atividade PAGA do grupo Graal Rj,  o dinheiro é revestido para o pagamento do aluguel do transporte dos jogadores, sempre um ônibus, aluguel do sitio ou fazenda para o jogo, e alimentação, que normalmente ocorre um café da manha na chegada do local, almoço e um lanche final antes de terminar as atividades.

 

 

PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES SOBRE O TAI

1 - O que eu devo fazer para participar do TAI?

 Ter participado de no minimo 3 encontros treinos do grupo

 

2 -  tenho que ir fantasiado para o TAI?

 Sim, o uso de fantasia é obrigatorio.

3 - Tenho que ter minha propria arma para o jogo?
 Não, mas aconselhamos seriamente que você tenha sua propria arma para o jogo.

4 - Sou menor de idade, posso participar do TAI?

Menores de idade só participam do TAI, mediante a uma autorização expressa do seu responsável.
Ou seja, não adianta aparecer no dia do TAI e dizer, meu pai ou minha mãe deixou...

 

5 - Tenho que ter um personagem pronto para participar do TAI?
Se você quiser jogar dentro da trama, tem que ter um personagem pronto e aprovado pela organização.

 

6 - Tenho que ter um clã para jogar? ou posso jogar sozinho?

 Você escolhe, não é obrigatorio estar em um clã para jogar.

 

7 - Não tenho ou não consegui criar um personagem a tempo, ainda posso jogar?
 Você vai jogar mas, como um ajudante da organização, como um PERSONAGEM NÃO JOGADOR, também conhecido como NPC, você vai interpretar algum personagem pronto e seguir os comandos da organização, e mesmo que você tenha um personagem pronto, em algum momento do TAI você vai ter que interpretar algum personagem não jogador que a organização lhe designar.

 

 

 

Nossos Usuários

Nessa seção você pode descrever os usuários típicos e o porquê de esse projeto ser importante para eles. É interessante motivar seus visitantes assim eles irão retornar ao seu site.